CURSO AVANÇADO EM

GESTÃO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Carga horária: 350 h (3 módulos)
Período: 1 módulo por semestre (4 meses cada)
Horário: das 19h às 21h às sextas-feiras; 9h às 16:30h aos sábados.

1. EMENTA
O curso entende o ensino da b√≠blia como orienta√ß√£o pr√°tica para um estilo de vida que proporcione o desenvolvimento humano hol√≠stico atrav√©s de diferentes a√ß√Ķes realizadas pela Igreja. Para tanto, prop√Ķe a forma√ß√£o de mestres capazes de gerar o aprendizado do car√°ter espiritual maduro e √©tico ensinado por Jesus Cristo, a fim de atenderem a diversidade de p√ļblicos das igrejas locais e institui√ß√Ķes de ensino, em suas diferentes faixas et√°rias, necessidades psicossociais e de f√©.

2. JUSTIFICATIVA
Diante do fen√īmeno s√≥cio religioso presente em nosso pa√≠s, caracterizado pelo surgimento e desenvolvimento expressivo de novas igrejas e institui√ß√Ķes de orienta√ß√£o crist√£, surge a necessidade do aprofundamento da prepara√ß√£o te√≥rica e pr√°tica de Mestres-educadores para atua√ß√£o nas igrejas locais e institui√ß√Ķes de ensino. Pessoas que venham a desempenhar o ensino b√≠blico eficiente e eficaz, que permita o resgate da relev√Ęncia da Igreja no contexto social e a conseq√ľente expans√£o do Reino de Deus atrav√©s da manifesta√ß√£o saud√°vel da vida de seus membros.

3.OBJETIVOS

  •   Promover o conhecimento dos fundamentos filos√≥ficos, teol√≥gicos, psicol√≥gicos e pedag√≥gicos da educa√ß√£o para o desenvolvimento da pr√°tica eficiente e eficaz do ensino b√≠blico atrav√©s dos v√°rios minist√©rios e atividades da igreja e institui√ß√Ķes de ensino.
  •  Conscientizar sobre a influ√™ncia dos aspectos s√≥cio-hist√≥ricos, pol√≠ticos e econ√īmicos nos processos de educa√ß√£o e a import√Ęncia do ensino crist√£o como contracultura.
  •  Desenvolver Mestres-educadores crist√£os capazes de integrar espiritualidade e √©tica na rela√ß√£o e orienta√ß√£o do educando, promovendo capacidade cr√≠tica, considerando-se a valoriza√ß√£o da cultura e conhecimentos emp√≠ricos do mesmo e valorizando a utiliza√ß√£o de sua experi√™ncia de vida e da vida do educando.
  •  Capacitar o Mestre-educador a desenvolver, implantar e executar projetos de ensino b√≠blico que envolvam quaisquer √°reas da igreja para promo√ß√£o de edifica√ß√£o da comunidade crist√£ interna (institucional) a fim de promover a relev√Ęncia no contexto externo (vida em sociedade) e conseq√ľente expans√£o do Reino de Deus.


4. CONTE√öDO PROGRAM√ĀTICO

PROGRAMA
M√ďDULO I - (2¬įsem2018)
CARGA/H
DATAS

Hist√≥ria da Educa√ß√£o e da Pedagogia: geral e Brasil. Discute os aspectos sociais, pol√≠ticos e econ√īmicos dos quais a educa√ß√£o n√£o se desvincula, com o intuito de buscar nos pressupostos filos√≥ficos a diretriz da interpreta√ß√£o dos fatos hist√≥ricos. Destaca as conex√Ķes e as discrep√Ęncias entre a experi√™ncia educacional no Brasil e nos demais pa√≠ses. Avalia a rela√ß√£o da educa√ß√£o com a democracia no contexto contempor√Ęneo.

30
Dra. Luciane Barbosa

10 , 11, 24 e 25/08

Hist√≥ria do Ensino Crist√£o no Brasil: Heran√ßas culturais e perspectivas contempor√Ęneas. Trata o desenvolvimento do ensino crist√£o no Brasil a partir da percep√ß√£o de sua rela√ß√£o com o crescimento da Igreja no pa√≠s e as diversas culturas mission√°rias de forma√ß√£o e influ√™ncia. Avalia as caracter√≠sticas resultantes e as perspectivas e necessidades de mudan√ßas conceituais e de pr√°ticas.

30
Me. Enilson Elias

14, 15 , 28 e 29/09

Fundamentos Filosóficos e Bíblico-teológicos do Ensino Cristão e seu desenvolvimento sócio-histórico. Identifica e discute os fundamentos filosóficos e bíblico-teológicos do ensino cristão, abordando as perspectivas apresentadas no Antigo e no Novo Testamento, bem como seu desenvolvimento e prática ao longo da história da Igreja.

30
A confirmar

19, 20, 26 e 27/10

Fundamentos Exeg√©ticos e Princ√≠pios Hermen√™uticos para a o Ensino Crist√£o contempor√Ęneo. Considera o conhecimento dos textos b√≠blicos como fundamentais ao desenvolvimento do ensino crist√£o em suas mais diversas formas (serm√£o, evangelismo, escola b√≠blica, etc.) e, para tanto, oferece a compreens√£o da import√Ęncia da an√°lise do g√™nero liter√°rio, do contexto hist√≥rico, da an√°lise gramatical, sem√Ęntica e exeg√©tica, dentre outros aspectos que fornecem princ√≠pios hermen√™uticos adequados √†s necessidades da Igreja contempor√Ęnea.

30
Dr. Carlos Augusto Vailatti

9, 10, 23 e 24/11

Total:
 120
PROGRAMA
M√ďDULO II (1¬į sem 2019)
CARGA/H
DATAS

Teologia & Psicologia do Desenvolvimento para a Integralidade Humana. Apresenta o processo do desenvolvimento humano e sua rela√ß√£o com a f√© da inf√Ęncia √† fase adulta tardia, detalhando a rela√ß√£o entre os aspectos f√≠sicos, cognitivos e psicossociais de cada etapa.

30
Dra. Paula Coatti

8, 9, 22 e 23/03

Lideran√ßa Educadora: Espiritualidade e √©tica. A partir da atua√ß√£o do mestre Jesus de Nazar√©, promove a reflex√£o sobre o perfil do educador crist√£o capaz de integrar espiritualidade e √©tica na rela√ß√£o e orienta√ß√£o do educando, promovendo capacidade cr√≠tica, considerando-se a valoriza√ß√£o da cultura e conhecimentos emp√≠ricos do mesmo. Trata a import√Ęncia do ensino da √©tica divina para a consolida√ß√£o do di√°logo pol√≠tico-pedag√≥gico.

30
A confirmar

12, 13, 26 e 27/04

Educa√ß√£o inclusiva: Fundamentos psicossociais e aspectos jur√≠dicos. Propicia a discuss√£o de aspectos √©ticos, pol√≠ticos e educacionais da inclus√£o da pessoa com necessidades especiais. Apresenta a pol√≠tica educacional brasileira para a pessoa com defici√™ncia, as caracter√≠sticas desse portador nas diferentes fases do desenvolvimento (inf√Ęncia, adolesc√™ncia, juventude, maturidade e terceira idade) considerando os principais tipos de defici√™ncia.

30
Esp. Yone Rodrigues Junior/Equipe Multidisciplinar

10, 11, 24 e 25/05

Did√°tica do Ensino Crist√£o: Teorias de aprendizagem e possibilidades did√°ticas para o desenvolvimento integral. Apresenta os fundamentos da did√°tica aplicada ao ensino crist√£o, abordando as principais teorias de aprendizagem e suas possibilidades did√°ticas, bem como suas implica√ß√Ķes para o desenvolvimento integral do educando e, em especial, para o desenvolvimento da f√©.

30
Me Moema C. G. Vargas

14, 15, 28 e 29/06

Gest√£o Educacional: Pr√°tica de projeto e planejamento pedag√≥gico de a√ß√Ķes educativas. Apresentar os itens t√©cnicos de projeto e de planejamento pedag√≥gico e as bases instrumentais para a pr√°tica do ensino crist√£o, de forma a conciliar as respectivas fases do desenvolvimento biopsicossocial do ser humano com as necessidades da viv√™ncia da f√©.

30
Me Moema C. G. Vargas

2, 3, 16 e 17/08

Total:
 120
PROGRAMA
M√ďDULO III (2¬įsem2019)
CARGA/H
DATAS

Projeto de Pesquisa.
Criação de um projeto de ensino cristão, de aplicação prática, que resultará no trabalho final de conclusão de curso, cumprindo todas as etapas de um trabalho científico, devendo ser implantado em instituição religiosa ou de ensino.

OBS: Trabalho espec√≠fico de Teologia aplicado a organiza√ß√Ķes religiosas, organiza√ß√Ķes do terceiro setor e afins, elaborado individualmente ou em grupo, acompanhado de fundamenta√ß√£o, reflex√£o te√≥rica e interven√ß√£o documentada.

50
Dra. Mariu Moreira Madureira

213, 14, 27 e 28/09

Orienta√ß√£o de TCC ‚Äď Trabalho de Conclus√£o de Curso.
Orientação docente para desenvolvimento do projeto de pesquisa, de ensino cristão em instituição religiosa ou de ensino. Carga-horária a ser cumprida conforme agendamento com o docente designado.

50
Corpo de Orientadores

Conforme agendamento com orientadores.

Total:
 110

INVESTIMENTO: 18 mensais de R$ 400,00

Coordenação: Dra. Paula Coatti Ferreira
Doutora em Psicologia Social/Identidade Humana pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Mestre em Teologia/Aconselhamento pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo/RS (EST-RS), Bacharel em Teologia pela FTBSP - Faculdade Teológica Batista de São Paulo/SP, Bacharel em Comunicação Social e MBA em Gestão Por Processos, ambos pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP). Docente de graduação e pós-graduação em vários seminários.

CORPO DOCENTE

Carlos Augusto Vailatti
Doutor em Estudos Judaicos, com concentração em Estudos da Bíblia Hebraica, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Teologia, com especialização em Teologia Bíblica, pelo Seminário Teológico Servo de Cristo (STSC). Bacharel em Teologia pela Faculdade Betel / Instituto Betel de Ensino Superior (IBES) e também pela Escola Superior de Teologia (EST).
Enilson Elias de Castro Monteiro
Mestre em tecnologias da Intelig√™ncia e Design Digital pela Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica de S√£o Paulo (PUC/SP), p√≥s-graduado em Design Instrucional para EAD Virtual pela Universidade Federal de Itajub√° (UNIFEI), p√≥s-graduado/especialista em Psicopedagogia na Atua√ß√£o Docente pela Universidade Cidade de S√£o Paulo (UNICID-SP), licenciado pleno em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP-SP), p√≥s-graduando/especialista em Missiologia Crist√£ Contempor√Ęnea pela Faculdade Unida de Vit√≥ria (terminando em dez 2017), bacharel em Teologia pela Faculdade Unida de Vit√≥ria.
Luciane Muniz R. Barbosa
Doutora, mestre e bacharel em Educação pela Universidade de São Paulo (USP-SP).
Mariu Moreira Madureira
Pós-doutorado, doutora e mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduada em Letras - Licenciatura Português-Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Betel Brasileiro.
Moema Crisóstomo Guimarães Vargas
Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP-SP), pós-graduada/especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP-SP), graduada em Pedagogia Hab Administração e Supervisão escolar pela Universidade do Sagrado Coração (USC), graduada em educação religiosa (curso livre) pelo Instituto Batista de Educação Religiosa (IBER-SP), mestre em Educação pela Campbellsville University.
Yone Rodrigues Junior
P√≥s-graduado/especialista em Psicopedagogia com √™nfase em Educa√ß√£o Especial pela Universidade Br√°s Cubas-SP, p√≥s-graduando/especialista em Ort√≥ptica com √™nfase em reabilita√ß√£o Visual pela Faculdade Ga√ļcha (FG-RS), bacharel em Teologia pela Faculdade Teol√≥gica Batista de S√£o Paulo (FTBSP-SP), curso de extens√£o universit√°ria em Pr√°ticas Educacionais Inclusivas na √°rea de Defici√™ncia Intelectual pela Universidade de S√£o Paulo (USP-SP), extens√£o universit√°ria em Cultura Judaica pela Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica de S√£o Paulo (PUC/SP).

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